terça-feira, 10 de maio de 2011

Aula dia 10 de maio de 2011

 Substâncias químicas

Os químicos consideram que uma substância é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são características. Desta forma os químicos identificam as substâncias pelo conjunto de suas propriedades. Entre essas propriedades estão o ponto de fusão, o ponto de ebulição, a densidade, o fato de ser inflamável ou não, a cor, o odor etc. Duas substâncias diferentes podem, eventualmente, possuir uma ou duas propriedades iguais, mas nunca todas elas. Caso aconteça de todas as propriedades de duas substâncias serem iguais, então elas são, na verdade, a mesma substância.

Substâncias simples e substâncias compostas

A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Já o gás nitrogênio, que existe na atmosfera, é formado pela união de dois átomos de nitrogênio. O mesmo vale para o gás oxigênio. Dizemos então que o oxigênio é uma substância simples, já que é formado pela união de átomos quimicamente iguais. A água é uma substância composta, pois é formada pela união de átomos diferentes.

Compreenda melhor analisando a imagem a seguir:


Algumas substâncias compostas são formadas por íons diferentes, como é o caso do cloreto de sódio, que tem íons de sódio e de cloro.

Portanto, uma substância pura pode ser simples, quando é formada por apenas um tipo de átomo, ou composta, quando em sua fórmula há mais de um tipo de átomo ou de íon.

Resumindo:

Substâncias Simples são aquelas formadas por um único tipo de elemento químico.
Exemplos: H2, O2, O3, Cl2, P4 .

Substâncias compostas são aquelas formadas por mais de um tipo de elemento químico.
Exemplos: NaCl, H2O, Ca2SO4, HCl, H3PO4.



___________________________________________________________________________________
Substâncias químicasFenômenos Físicos e Químicos

1-Fenômenos Físicos e Químicos, transformações da matéria.
Sempre que a matéria sofre uma transformação qualquer, dizemos que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico.

Fenômeno físico.
Se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico.
No fenômeno físico a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno.

Exemplos de fenômenos físicos são:
· Um papel que é rasgado quando submetido a uma força.
· Um ímã que atrai a limalha de ferro devido á força magnética.
· O gelo que derrete se transformando em água liquida ao absorver calor do meio.
· Um bloco de cobre que é transformado em tubos, chapas e fios.

Fenômeno químico.Se o fenômeno modifica a composição da matéria, ou seja, a matéria se transforma de modo a alterar completamente sua composição deixando de ser o que era para ser algo diferente, dizemos que ocorreu um fenômeno químico.

No fenômeno químico, a composição da matéria é alterada, sua composição antes de ocorrer o fenômeno é totalmente diferente da que resulta no final.
 

Exemplos de fenômenos químicos são:
· Um papel que é queimado.
· Uma palhinha de aço que enferruja.
· O vinho que é transformado em vinagre pela ação da bactéria Acetobacter aceti.
· O leite que é transformado em coalhada pela a ação dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus themophilus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário