Petróleo e Gás

PRINCIPAIS TIPOS DE PLATAFORMA


Fonte: Revista da Petrobrás - Ano I - N° 11 - Outubro 1994
Voltar para "Artigos"




Vide Figura abaixo
1 Plataformas fixas
Funcionam como um edificio. Cravadas com estacas, são as mais comuns até 100 metros de profundidade. Servem como plataformas de produção e perfu ração, e podem ser de aço e de concreto.


2 Plataformas auto-eleváveis
Só podem existir em águas rasas (até 90 metros). As plataformas auto-eleváveis são dotadas de três ou mais pernas com até 150 metros de comprimento. Essas pernas se movimentam verticalmente através do casco. No local da perfuração, as pernas descem até o leito do mar e a plataforma é erguida, ficando a uma altura adequada, acima das ondas. Terminada a perfuração, as pernas são suspensas e a
plataforma está pronta para ser rebocada. Existem poucas de produção: as plataformas de perfuração são em maior número.


3 Plataformas semi-submersíveis
Esse tipo de plataforma se apóia em flutuadores submarinos, cuja profundidade pode ser alterada através do bombeio de água para dentro ou para fora dos tanques de lastro. Isso permite que os flutuadores fiquem posicionados sempre abaixo da zona de ação das ondas. As plataformas de perfuração são as mais comuns. De 100 metros de profundidade em diante, existem em maior número no Brasil. Podem ficar ancoradas ou em posicionamento dinâmico. Um grande exemplo desse tipo de pIataforma
é a Petrobrás XVIII, o sistema flutuante de maior capacidade do mundo. Instalada no Campo de Marlim, na bacia de Campos, é capaz de produzir petróleo a até mil metros de profundidade e de processar 100 mil barris de óleo por dia, acrescentando cerca de 15% àprodução brasileira de petróleo.


4 Navios-sonda
Os navios-sonda possuem auto-propulsão, e em quase tudo se assemelham aos navios convencionais. A Petrobrás atualmente só está utilizando naviossonda contratados. Há também as unidades de perfuração conhecidas como navios- tender, complementares às píataformas fixas, junto às quais são ancoradas.


Disponível em: http://pesquisandopetroleo.blogspot.com/2009/05/principais-tipos-de-plataforma.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário