Nutrição dos vegetais
As raízes retiram água, nutrientes e sais minerais do substrato (lugar que dá suporte a planta: solo, água, galhos ou caule de árvores) através de seus pêlos absorventes e utilizam a luz solar e o gás carbônico do ar para fabricar substâncias orgânicas. A água e os sais minerais que as plantas absorvem chamamos de seiva bruta, ela ela é conduzida por vazos condutores muito finos, o xilema. A seiva bruta ascende (subir) para as partes superiores das plantas devido a capilaridade e traspiração.
Capilaridade – propiedade dos líquidos de acender através de tubos muito finos. Transpiração – a concentração de gá carbônico (CO2), disponibilidade de água e luminosidade são fatores que influem na abertura e fechamento do estômato, quando este abre libera vapor d’agua permitindo que a água priveniente do xilema suba e ocupe esse espaço.
Fotossíntese
Por este processo os vegetais produzem alimento. A energia necessária para esse processo é captada da luz solar por substâncias coloridas chamadas pigmentos fotossintetizantes. A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, estruturas das células vegetais que contêm clorofila. A clorofila absorve luz e transforma em energia química, que será usada em uma das etapas do processo de fotossíntese. Ao longo desse processo, a água e o gás carbônico se combinam. Os produtos finais da reação de fotossíntese são o gás oxigênio e o açúcar, que é o alimento básico das plantas que são distribuídos para todas as partes das plantas pelos vasos do floema, nele então corre a seiva elaborada que é a combinação da glicose com a água.
A respiração
A planta utiliza a energia presente na glicose (açúcar) produzida na fotossíntese, a respiração ocorre em organóides celulares chamados mitocôndrias. Quando a glicose entra em contato com o oxigênio ocorre reações químicas que liberam a energia presente na glicose que será utilizada nas suas funções vitais, como o seu crescimento. Assim a planta consome açúcar e gás oxigênio para produzir energia e liberando gás carbônico e vapor de água através dos estômatos.