quarta-feira, 25 de maio de 2011

Os indicadores ácido-base e o pH


Os indicadores ácido-base e o pH

Algumas substâncias apresentam comportamento distintos na presença de ácidos ou de bases. Entre elas, há um grupo de substâncias que assume diferentes colorações em função de o meio em que se encontram ser ácido ou básico. As substâncias pertencentes a esse grupo são chamadas indicadores ácido-base.
Há uma escala numérica denominada pH, com valores entre 0 e 14, que indica se o meio á ácido, básico ou neutro.
Os valores de pH são calculados matematicamente considerando as concentrações de H- e (OH) presentes em uma solução. O pH significa potencial hidrogeniônico. Quanto menor o valor do pH maior a acidez. Em contrapartida, quando maior o valor do pH, maior a basicidade. É comum, em substituição ao termo basicidade, ser utilizado o termo alcalinidade.


A escala de pH serve para medir o nivel de ácido-base. Se o nivel for entre 0 e 6, é ácido. Se for 7 é neutro. E se for entre 8-14, a solução é básica ou alcalina.

Escala de pH






Função sal

A função sal é caracterizada por compostos iônicos que apresentam, ao menos, um cátion diferente de H+ e, no mínimo, um ânion diferente de (OH)-. Exemplos: o sal de cozinha (NaCl), o mármore (CaCO3), o gesso (CaSO4), entre outras substâncias.

Uma característica importante dos sais é que eles podem ser obtidos da reunião entre ácidos e bases.


Nenhum comentário:

Postar um comentário